patrocinio

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Quais requisitos necessários para se inscrever no PROUNI?

O ProUni é um dos principais programas educacionais do Governo Federal. Funciona em todo o país e trabalha com a inclusão social no ensino superior de jovens de baixa renda. O programa fornece bolsas parciais ou totais para quem atende os pré requisitos. Saiba mais!


Como funciona o ProUni passo a passo

Criado em 2005 o ProUni é um programa de bolsas de estudo para o ensino superior. Como há menos vagas em universidades que concluintes no ensino médio, o governo fez um estudo e percebeu que os alunos de baixa renda em muitos casos deixam de conseguir uma graduação porque não há vagas e nem podem custear os estudos. 



O ensino de base no Brasil na escola pública não é dos melhores e com diversos problemas estruturais. Logo, são mais preparados os estudantes do ensino fundamental da rede privada e as chances não são as mesmas. O programa vem para igualar (ou ao menos tentar) as chances de um jovem de baixa renda da rede pública de conseguir um diploma de graduação ou tecnológico. 

Uma vez inscrito e aprovado no programa o aluno pode se matricular na universidade nas datas regulares da instituição. Como mensalidade pode vir zero reais se conseguir uma bolsa integral ou parcial com o valor restante. 

A bolsa é para todos os meses de formação enquanto o aluno estiver matriculado e frequentando as aulas. A cada seis meses ele deve voltar ao sistema e informar que está estudando para não perder o benefício. Também deve realizar a sua matrícula regularmente. 

Requisitos para participar do ProUni

O benefício das bolsas é focado em quem realmente precisa e não pode pagar a mensalidade. Por isso é importante cumprir todos os pré requisitos ou o cadastro não é aprovado. 

São pré requisitos do ProUni:
  • Ter cursado todo o ensino médio em uma escola pública ou ser bolsista em particular;
  • Concluinte do ensino médio com deficiência;
  • Professor do ensino médio com magistério;
  • Ter renda familiar bruta de um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Ter feito a prova do Enem com nota de redação diferente de 0 (zero) e conhecimentos específicos superior e 6.
Se todos os critérios acima forem atendidos é só escolher o curso desejado na instituição parceira do MEC e realizar o cadastro. Se vencer a concorrência a bolsa começa a valer.

Todos os dados são informados em documentação no ato da matrícula com documentação. Caso haja alguma discrepância com o cadastro a vaga será aberta novamente.

Como fazer a inscrição do ProUni

A inscrição do ProUni é realizada gratuitamente através do site oficial do programa. Ela é totalmente virtual, não tendo agentes ou intermediários para realizar o cadastro do estudante.


Na tela inicial do site oficial do ProUni clique em "fazer inscrição" e siga o passo a passo disposto pelo site. Preencha com seus dados pessoais e crie seu cadastro. 

As Inscrições PROUNI sempre iniciam quando as notas do Enem são divulgadas. Vale a pena ficar ligado no calendário para não perder porque são anuais. 

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário